O ENSINO SUPERIOR NA AMERICA LATINA: INTERNACIONALIZAÇÃO, MERCADORIZAÇÃO E INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.149Abstract
A internacionalização do ensino superior na América Latina ocorre a passos lentos se comparada ao processo de Bolonha na Europa. Muitos são os documentos resultantes de acordos formais nas três últimas décadas entre os representantes dos diferentes países, com a participação de agências supranacionais como a UNESCO, o Banco Mundial, a CEPAL, O MERCOSUL, a UNASUL evidenciando uma tentativa de articulação para a criação de um espaço de educação superior para a região. Os desafios complexificam-se se levarmos em conta a necessária discussão das políticas de inclusão para o ensino superior implementadas a partir dos anos 2000, especialmente no Brasil, país que detém a mais robusta rede de instituições do ensino superior da região. Tal processo de inclusão não ocorreu sem a ampliação do processo de mercadorização do ensino superior, a partir do momento em que instituições privadas com fins lucrativos passaram a ter sua atuação regulamentada no Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.