O ENSINO SUPERIOR NA AMERICA LATINA: INTERNACIONALIZAÇÃO, MERCADORIZAÇÃO E INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.149Resumo
A internacionalização do ensino superior na América Latina ocorre a passos lentos se comparada ao processo de Bolonha na Europa. Muitos são os documentos resultantes de acordos formais nas três últimas décadas entre os representantes dos diferentes países, com a participação de agências supranacionais como a UNESCO, o Banco Mundial, a CEPAL, O MERCOSUL, a UNASUL evidenciando uma tentativa de articulação para a criação de um espaço de educação superior para a região. Os desafios complexificam-se se levarmos em conta a necessária discussão das políticas de inclusão para o ensino superior implementadas a partir dos anos 2000, especialmente no Brasil, país que detém a mais robusta rede de instituições do ensino superior da região. Tal processo de inclusão não ocorreu sem a ampliação do processo de mercadorização do ensino superior, a partir do momento em que instituições privadas com fins lucrativos passaram a ter sua atuação regulamentada no Brasil.
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Copyright (c) 2019 Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
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