ALGUNS RESULTADOS BRASILEIROS DA INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
UM ESTUDO SOBRE A PLATAFORMA CAROLINA BORI
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v5i1.259Resumo
Este artigo tem por finalidade identificar, de forma prática, os resultados da integração acadêmica do Brasil junto a outras regiões, principalmente em relação à América Latina. Foi analisada uma planilha com os dados de todos os processos finalizados da Plataforma Carolina Bori². Os dados extraídos forneceram possibilidades para uma análise quantitativa e estatística dos resultados da plataforma. A hipótese proposta na pesquisa relacionou índices satisfatórios no deferimento de processos latino-americanos com resultados positivos. Como resultados, o desempenho dos países latino-americanos foi inferior ao desempenho dos países europeus e Estados Unidos. Desta forma a pesquisa mostrou que as ações de integração acadêmica das quais o Brasil participa ainda não demonstraram uma eficiência satisfatória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Elcio Galioni
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.