A MULTIPLICIDADE DO PEDAGOGO: DIÁLOGOS ENTRE AS POLÍTICAS DE SUA FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v6i3.280Palabras clave:
Políticas de Formação, Pedagogia, PNEResumen
O Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleceu vinte metas para que Estados e Municípios cumprissem, com objetivos claros sobre a melhoria da Educação em seus espaços. Entre elas encontramos a Meta 15, que indica a obrigatoriedade e a viabilização da Formação Superior para o professor que leciona na Educação Básica. Este artigo vem com a proposta de detalhar as atribuições do Professor que atua nos anos iniciais, a partir de sua formação em Pedagogia. O intuito é construir um panorama do que se indica nas diretrizes e o que precisamos na prática da escola. Este diálogo permite identificar caminhos viáveis na formação deste profissional, como também, levantar lacunas necessárias para uma melhor atuação nas instituições de ensino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Eder Vacilotto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.