REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO DOCENTE EM CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

Palavras-chave:

Trabalho docente., Curso de Qualificação Profissional., Trabalho representado.

Resumo

Este artigo objetiva examinar, a partir das representações de professores, características do trabalho docente em sua relação com objetos que lhes são constitutivos. Para tanto, buscamos responder à pergunta: que características professores atribuem a seu trabalho em representações sobre Curso de Qualificação Profissional?  Assim, realizamos uma pesquisa qualitativo-interpretativista (Flick, 2004) que é também um estudo de caso (Leffa, 2006), pois investigamos dois colaboradores em um ambiente particular.  O contexto da pesquisa é um curso de Qualificação Profissional e os colaboradores são docentes das disciplinas que compõem a Formação Complementar do curso. Para gerar os dados, realizamos entrevistas semi-estruturadas individuais com cada docente.  Ao ensinar no curso, os colaboradores visam preparar os estudantes para o exercício profissional e para isso, consideram as prescrições, as demandas do mercado de trabalho e da localidade onde o curso está inserido.  Todos esses fatores influenciam as escolhas docentes em sala de aula.

Biografia do Autor

Sibéria Farias, UFCG/IFPB

Mestre. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); IFPB/UFCG – Brasil/ Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-Doutorado. Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal de Campina Grande - Brasil; Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Farias, S., & Williany Miranda da Silva. (2025). REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO DOCENTE EM CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL . Ensaios Pedagógicos, 9(1), p.21–40. Recuperado de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/419

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.