REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO DOCENTE EM CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Trabalho docente., Curso de Qualificação Profissional., Trabalho representado.Resumo
Este artigo objetiva examinar, a partir das representações de professores, características do trabalho docente em sua relação com objetos que lhes são constitutivos. Para tanto, buscamos responder à pergunta: que características professores atribuem a seu trabalho em representações sobre Curso de Qualificação Profissional? Assim, realizamos uma pesquisa qualitativo-interpretativista (Flick, 2004) que é também um estudo de caso (Leffa, 2006), pois investigamos dois colaboradores em um ambiente particular. O contexto da pesquisa é um curso de Qualificação Profissional e os colaboradores são docentes das disciplinas que compõem a Formação Complementar do curso. Para gerar os dados, realizamos entrevistas semi-estruturadas individuais com cada docente. Ao ensinar no curso, os colaboradores visam preparar os estudantes para o exercício profissional e para isso, consideram as prescrições, as demandas do mercado de trabalho e da localidade onde o curso está inserido. Todos esses fatores influenciam as escolhas docentes em sala de aula.
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Copyright (c) 2025 Sibéria Farias, Williany Miranda da Silva

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