ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.59

Abstract

O estudo de caso é uma estratégia de investigação qualitativa no âmbito das ciências humanas e sociais e tem como finalidade não somente realizar diagnósticos extremamente detalhados sobre um determinado problema social, mas compreender como determinadas realidades se manifestam, bem como identificar os condicionantes que as geram. O objetivo do presente trabalho é discutir o estudo de caso como estratégia de pesquisa por meio de algumas contribuições da literatura especializada à luz da pesquisa qualitativa, dessa forma destacam-se como referências centrais na discussão as obras de Robert K. Yin (2001) e de Ludke e André (2013). Dois eixos são privilegiados na discussão, a saber: (1) Estudos de caso único e (2) estudos de caso múltiplos, portanto, trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e cunho bibliográfico. Embora estude-se casos específicos, o estudo de caso constitui uma estratégia relevante para a compreensão e singularidade do desvelamento do objeto.

Author Biographies

Arlindo Lins de Melo Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

Rogério de Morais, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

References

REFERÊNCIAS

ANANIAS, E. V. O estágio curricular supervisionado em Educação Física e o processo de profissionalização do ensino: Um estudo de casos múltiplos. 2016. 215f. Tese (Doutorado em motricidade humana). Programa de Pós-graduação em motricidade humana, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evoluções e desafios. Revista portuguesa de educação, Braga, v. 16, n. 02, p. 221 -223, jun/jul 2003.

LÜDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Boookman, 2001

NUNES, C. A. A formação continuada do docente para atuar na perspectiva da Inclusão: a busca de contribuições para a prática pedagógica do professor da escola regular. 2014. 163f. Dissertação (Mestrado em educação). Programa de Pós-graduação em educação, Universidade Estadual do Ceara, Fortaleza, 2014.

MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EDUSER: revista de educação, Rio de Janeiro, v.2 n.2, p. 49-65, mar/jun. 2010.

VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de Pesquisa. Revista SOCERJ, 2007. Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, set./out. 2007.

ZANATTA, J. A.; COSTA, M. L. Algumas reflexões sobre a pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Estud. pesqui. psicol. 2012, vol.12, n.2, pp. 344-359.

Published

2018-07-12

How to Cite

Melo Júnior, A. L. de, & Morais, R. de. (2018). ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.26–33. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.59