ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.59

Resumo

O estudo de caso é uma estratégia de investigação qualitativa no âmbito das ciências humanas e sociais e tem como finalidade não somente realizar diagnósticos extremamente detalhados sobre um determinado problema social, mas compreender como determinadas realidades se manifestam, bem como identificar os condicionantes que as geram. O objetivo do presente trabalho é discutir o estudo de caso como estratégia de pesquisa por meio de algumas contribuições da literatura especializada à luz da pesquisa qualitativa, dessa forma destacam-se como referências centrais na discussão as obras de Robert K. Yin (2001) e de Ludke e André (2013). Dois eixos são privilegiados na discussão, a saber: (1) Estudos de caso único e (2) estudos de caso múltiplos, portanto, trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e cunho bibliográfico. Embora estude-se casos específicos, o estudo de caso constitui uma estratégia relevante para a compreensão e singularidade do desvelamento do objeto.

Biografia do Autor

Arlindo Lins de Melo Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

Rogério de Morais, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

Referências

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Melo Júnior, A. L. de, & Morais, R. de. (2018). ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.26–33. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.59