ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.59Resumo
O estudo de caso é uma estratégia de investigação qualitativa no âmbito das ciências humanas e sociais e tem como finalidade não somente realizar diagnósticos extremamente detalhados sobre um determinado problema social, mas compreender como determinadas realidades se manifestam, bem como identificar os condicionantes que as geram. O objetivo do presente trabalho é discutir o estudo de caso como estratégia de pesquisa por meio de algumas contribuições da literatura especializada à luz da pesquisa qualitativa, dessa forma destacam-se como referências centrais na discussão as obras de Robert K. Yin (2001) e de Ludke e André (2013). Dois eixos são privilegiados na discussão, a saber: (1) Estudos de caso único e (2) estudos de caso múltiplos, portanto, trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e cunho bibliográfico. Embora estude-se casos específicos, o estudo de caso constitui uma estratégia relevante para a compreensão e singularidade do desvelamento do objeto.
Referências
REFERÊNCIAS
ANANIAS, E. V. O estágio curricular supervisionado em Educação Física e o processo de profissionalização do ensino: Um estudo de casos múltiplos. 2016. 215f. Tese (Doutorado em motricidade humana). Programa de Pós-graduação em motricidade humana, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evoluções e desafios. Revista portuguesa de educação, Braga, v. 16, n. 02, p. 221 -223, jun/jul 2003.
LÜDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Boookman, 2001
NUNES, C. A. A formação continuada do docente para atuar na perspectiva da Inclusão: a busca de contribuições para a prática pedagógica do professor da escola regular. 2014. 163f. Dissertação (Mestrado em educação). Programa de Pós-graduação em educação, Universidade Estadual do Ceara, Fortaleza, 2014.
MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EDUSER: revista de educação, Rio de Janeiro, v.2 n.2, p. 49-65, mar/jun. 2010.
VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de Pesquisa. Revista SOCERJ, 2007. Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, set./out. 2007.
ZANATTA, J. A.; COSTA, M. L. Algumas reflexões sobre a pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Estud. pesqui. psicol. 2012, vol.12, n.2, pp. 344-359.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Arlindo Lins de Melo Júnior, Rogério de Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.