Ensaios Pedagógicos https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP <p>Ensaios pedagógicos tem como centralidade o esforço pela ampliação e difusão da produção do conhecimento científico como princípio educativo. Dois critérios centrais são indissociáveis nas produções a serem avalidas e validadas pelo periódico: a) qualidade, b) relevância. Da qualidade dos artigos, pois oriundos de instituições, estudantes e docentes, compreende-se que haverá significativo esforço da projeção dos saberes e fazeres científicos articulados ao panorama mundial. Da relevância, pela priorização das temáticas que transversalizam a educação brasileira e mundial, substancializada pelos olhares dos avaliadores designados para acompanhamento e seleção dos materiais submetidos.</p> <p>QUALIS [2021 - 2022]: <strong>B1 - Educação</strong> - Meio Termo</p> pt-BR <p align="center"><strong><span>AUTORIA</span></strong></p><p><span>Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.</span></p><p><span>Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:</span></p><ol type="1" start="1"><li><span>O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.</span></li><li><span>As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.</span></li><li><span>Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.</span></li><li><span>O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.</span></li></ol><p align="center"><strong><span>RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA</span></strong></p><p><span>Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da <strong>Ensaios Pedagógicos </strong>ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.</span></p><p><span style="font-family: Calibri; font-size: medium;"> </span></p> paulolima@ufscar.br (Paulo Gomes Lima) paulolima@ufscar.br (Paulo Gomes Lima) Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/353 <p>Este trabalho possui características de um estado da arte e o objetivo foi realizar um levantamento da produção científica recente sobre a evasão na universidade pública e analisar quais são as tendências e as possibilidades para pesquisas futuras. Foram consultados o Banco de Teses e Dissertações da Capes e o Scielo. Há uma prevalência da preocupação quanto a motivação da evasão estudantil. Outros enfoques foram a gestão da evasão nas universidades públicas e a associação da evasão com programas como o Reuni, o Sisu e a Lei de Cotas. Observou-se que algumas temáticas ainda merecem ser melhor exploradas por pesquisas: a evasão estudantil por uma perspectiva interseccional; as implicações de ordem acadêmica e pedagógica no abandono dos discentes e; a evasão nos cursos de licenciatura.</p> Aline Souza Pereira Copyright (c) 2024 Aline Souza Pereira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/353 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 EXPLORANDO A INTEGRAÇÃO DA MÚSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL CAMPOS BRASIL https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/345 <p>A pesquisa objetivou compreender a maneira pela qual a música está sendo integrada às aulas de matemática na Escola Estadual Campos Brasil. Adotando uma abordagem qualitativa com preceitos técnicos da revisão bibliográfica, reunindo elementos históricos e conceituais sobre a relação da música com a matemática e um estudo de caso nessa unidade escolar, com vistas a analisar os métodos e desafios enfrentados pelos professores na incorporação da música em suas práticas pedagógicas. Para coletar dados, usou-se um questionário com 29 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e entrevistas com dois professores de matemática. Resultados revelaram uma percepção positiva de alunos e professores em relação à utilização da música durante as aulas de matemática, apesar dos desafios para a sua implementação. De modo geral, observou-se que a música não só ajuda na compreensão dos conceitos matemáticos, mas também cria uma atmosfera envolvente e incentiva a participação ativa dos alunos.</p> Fernanda Campelo Tavares, Rogerio dos Santos Carneiro, Raylson dos Santos Carneiro Copyright (c) 2024 Fernanda Campelo Tavares, Rogerio dos Santos Carneiro, Raylson dos Santos Carneiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/345 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 AINDA ESPORTE, QUE BOM! MAS SOB OUTRO OLHAR! https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/310 <p>A tematização dos “esportes alternativos” na Educação Física escolar foi escolhida como um caminho para se discutir novas possibilidades de práticas pedagógicas do Esporte na Educação Física escolar (Efe). Foi implementado um processo de coleta de dados com 25 alunos de um curso de Educação Física de Brasília/DF, 22 alunos da amostra responderam a duas aplicações de entrevistas semiestruturadas e tiveram a vivência de uma prática derivada do Futebol Americano (FA). A investigação contou com mais três alunos do referido curso, que tiveram outro papel no estudo (“estudantes pesquisadores”). Infere-se que os/as participantes demonstraram inflexibilidade em reconhecerem a importância dos arranjos das modalidades oficiais como jogos ou derivações, continuando a terem como referência o modelo esportivo oficial.</p> Paula Viviane Chiés, Alessandra Carvalho Leite, Guilherme Souto Gomes Magri Copyright (c) 2024 Paula Viviane Chiés, Alessandra Carvalho Leite, Guilherme Souto Gomes Magri https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/310 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 POTENCIALIZAR AS LEGENDAS COMO UM RECURSO ACESSÍVEL PARA OS SURDOS/DEFICIENTES AUDITIVOS NOS CINEMAS DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/321 <p><strong> </strong></p> <p>Este trabalho tem como foco principal realizar uma pesquisa de observação, acerca do cumprimento da Lei nº 11.925, de 29 de abril de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade da adoção de legenda nos filmes nacionais e estrangeiros, exibidos no Estado da Paraíba e dá outras providências. Os objetivos estão pautados em discutir os parâmetros legais, técnicos e linguísticos, através da observação e levantamento das dificuldades que os Surdos e DA têm ao visitar ou participar efetivamente dos cinemas no município de Patos-PB. O trabalho tem escolhas metodológicas de abordagem qualitativa e caráter descritivo, para coleta de dados debruçamos sobre a observação do cumprimento da lei e pesquisa em plataformas digitais dos cinemas para fomentar os dados da pesquisa. Dentro desse contexto, é válido refletirmos e juntos batalharmos pela prática da inclusão social em todos os ambientes que mesmo estando abertos, fecham-se para as pessoas com necessidades específicas.</p> <p> </p> Dayza Barreto, Geralda Lucena , Rita de Cassia Feitosa Alves Copyright (c) 2024 Dayza Barreto, Geralda Lucena , Rita de Cassia Feitosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/321 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 PEDAGOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO: https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/350 <p>A temática deste trabalho está voltada para uma breve análise do sistema de ensino, especificamente da atuação docente e do processo de aprendizagem dos alunos. Faz proposições e reflexões sobre a trajetória do processo de ensino e aprendizagem e destaca a importância do envolvimento de práticas pedagógicas fortalecidas na pedagogia da alfabetização e do letramento como fator de mudança social, fundamentada na relação dialógica, na emancipação humana e na garantia da melhor qualidade e equidade na educação. A pedagogia da alfabetização e do letramento tem sido considerada como fator importante para criação e inovação de ambientes de aprendizagem significativas, contextualizadas e relacionadas ao contexto social. A escola que obtém a cultura do letramento possui em seu plano pedagógico escolar, diretrizes baseadas na educação para a cidadania, para a criatividade, para a vivência da democracia e da liberdade.</p> Hadassa Raquel Macedo Bilac Viana , Samara Elyza Macedo de Araújo, Tatiane Aparecida de Araújo, Tiago Antonio de Araújo Copyright (c) 2024 Hadassa Raquel Macedo Bilac Viana , Samara Elyza Macedo de Araújo, Tatiane Aparecida de Araújo, Tiago Antonio de Araujo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/350 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 RELAÇÕES ENTRE GESTÃO E CURRÍCULO SOB O VIÉS DOS CONCEITOS DE DEMOCRACIA E CULTURA https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/351 <p>O objetivo deste estudo é estabelecer conexões entre o currículo e a gestão dentro do contexto escolar. Considera-se que as escolas desempenham um papel fundamental na adaptação das políticas públicas e têm a capacidade de promover relações verdadeiramente democráticas entre currículo e gestão. Acredita-se que o currículo, quando implementado para a emancipação humana, está diretamente ligado aos princípios de democracia e cultura, com foco na interculturalidade. A função gestora é entendida tanto na esfera da gestão escolar como na dimensão pedagógica, uma vez que o propósito central da escola é a educação dos alunos, o que implica em critérios específicos de organização. A metodologia utilizou-se de revisão bibliográfica dos conceitos de gestão, administração, curriculum e cultura. Os resultados ressaltam a importância da administração educacional como uma ferramenta crucial para atingir os objetivos educacionais, ao organizar as escolas de forma eficiente, otimizando recursos e criando ambientes favoráveis ao desenvolvimento dos alunos.</p> Alex Sandro Lucas dos Santos Copyright (c) 2024 Alex Sandro Lucas dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/351 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/318 <p>O estudo buscou identificar qual a concepção de avaliação mencionada no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de um Centro de Educação Infantil (CEI), do Sistema Municipal de Educação, no interior de São Paulo.Utilizou-se da pesquisa qualitativa com metodologia de estudo de caso para acesso ao documento para conhecimento sobre avaliação na educação infantil, bem o que se avalia e como são avaliadas crianças pré-escolares, a partir de três recortes: o primeiro quanto à concepção de avaliação da aprendizagem;o segundo referente às atividades(instrumentos) avaliativas; e o terceiro como avaliar crianças nessa etapa da educação básica. Constatou-se que a avaliação na educação infantil embora sendo uma atividade pedagógica contemplada pela Política Nacional da Educação Infantil e em documentos de âmbitos legal e normativo, não foi mencionada no Projeto Político-Pedagógico quais os instrumentos utilizadoss pelos professores no referido CEI. Isso permitiu identificar que tanto o Projeto Político-Pedagógico quanto a avaliação não são articuladores das intenções, das prioridades e das estratégias para a melhoria da qualidade da educação local, sobretudo no desenvolvimento individual da criança.</p> Maria Fernanda Piornedo, Rozemeiry Moreira Copyright (c) 2024 Maria Fernanda Piornedo, Rozemeiry Moreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/318 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA: https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/339 <p>O presente estudo busca compreender como a Análise Comportamental Aplicada pode auxiliar a prática docente na educação infantil a partir do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista, compreendendo a ciência ABA, suas estratégias e aplicabilidade para promover aprendizagens, autonomia e qualidade de vida para crianças com TEA e/ou atraso do neurodesenvolvimento. A pesquisa foi realizada, inicialmente, por meio de coleta de dados, buscando ideias e opiniões de pesquisadores de referência e dedicados ao tema autismo e educação. Num segundo momento, a pesquisa encaminhou-se para o estudo de campo com o auxílio de questionário, tendo a participação de duas professoras do AEE e duas psicopedagogas que atendem em clínicas de reabilitação multidisciplinar e que possuem experiência anterior em sala de aula de escolas públicas. Os dados levantados permitiram constatar a ABA como ciência, baseada em evidências, capaz de propor melhor resultado para o avanço no quadro de atrasos do neurodesenvolvimento.</p> Talita Cristina Catelan Prado Moisés , Marcos Pastana Santos Copyright (c) 2024 TALITA CRISTINA CATELAN PRADO MOISÉS, MARCOS PASTANA SANTOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/339 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 UMA BREVE VIAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS INSTITUIÇÕES EM ALGUNS PERÍODOS https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/338 <p>O presente artigo tem como objetivo principal analisar conceitos de educação infantil e suas instituições em alguns períodos. As discussões e resultados foram apresentados na perspectiva de diferentes autores, conceitos, definições, características e procedimentos que possibilitam a adequada compreensão sobre os conceitos de educação infantil e suas instituições. Apurou-se que que a Educação Infantil é uma etapa da educação em que a criança necessita estar no centro do processo educativo, num ambiente acolhedor, adequado, adaptado ás suas peculiaridades e com profissionais que a acompanha estejam diretamente comprometidos com as suas necessidades e os interesses.&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> MARIA ÂNGELA COSTA MOTA Copyright (c) 2024 MARIA ÂNGELA COSTA MOTA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/338 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE VALORIZAÇÃO ÉTNICO RACIAL https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/326 <p>A responsabilidade social das escolas de educação básica na construção de práticas antirracistas e de valorização à cultura afro-brasileira, atende aos aspectos legais e pedagógicos relacionados à Lei 10.639/2003. Considerando isso, o presente artigo tem por objetivo geral <em>compreender e organizar possíveis orientações didático-pedagógicos que possam contribuir no fortalecimento da identidade afro-brasileira de crianças no Ensino Fundamental 1. </em>Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório tipicamente bibliográfico, com estudos sobre os documentos legais, teóricos associados aos estudos étnicos raciais e com proposição de ações pedagógicas, a partir dos fundamentos de uma educação multicultural. A partir dos dados apresentados, pode-se afirmar que a escola tem papel fundamental na construção de práticas antirracistas e fortalecimento da identidade racial, para a construção de uma sociedade mais justa e de valorização à sua própria cultura social.</p> Ana Beatriz Silva da Rosa, Polyana Rachel Lima de Almeida, Santuza Mônica de França P. da Fonseca Copyright (c) 2024 Ana Beatriz Silva da Rosa, Polyana Rachel Lima de Almeida, Santuza Mônica de França P. da Fonseca https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/326 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 O PROCESSO FORMATIVO DE LIDERANÇAS INDÍGENAS NO NORTE AMAZÔNICO: https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/341 <p>O estudo tem como objetivo analisar as percepções das lideranças indígenas sobre seu processo formativo, capazes de contribuir para a construção do perfil de representação étnica e maior engajamento político. Apresentaremos a educação indígena, compreendida pela configuração não escolarizada, inserida no universo de conhecimentos e experiências em que a valorização dos saberes tem destaque na conformação do pertencimento para a manutenção de suas culturas. Tem como metodologia a pesquisa narrativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com seis líderes indígenas do Amapá e norte do Pará, ambos estados localizados na Amazônia brasileira. Partindo das narrativas dos (as) indígenas, os resultados demonstraram pontos comuns do processo formativo permeados pela/na educação indígena, como: a observação, o interesse, o aconselhamento, o afeto pela coletividade, a habilidade de considerar a diversidade de opiniões e a necessidade de manter a representatividade de seu povo fora das aldeias, como símbolo de resistência e luta por direitos.</p> Igor Barros Santos , Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões Copyright (c) 2024 Igor Barros Santos , HELENA CRISTINA GUIMARAESQUEIROZ SIMOES https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/341 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 HYGINO AMANAJÁS: NOTAS BIOGRÁFICAS DE UM INTELECTUAL PARAENSE https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/324 <p>Este artigo tem como objetivo analisar a constituição do sujeito Hygino Amanajás enquanto intelectual orgânico das camadas dominantes da sociedade paraense, além de produtor de conteúdos didáticos significativos no campo dos saberes escolares. Desse modo, buscamos responder essa questão através de uma investigação de caráter histórico educacional, pautada na pesquisa documental e bibliográfica. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida com o levantamento das fontes referentes à Hygino, privilegiando os jornais de época e documentos oficiais. Para o tratamento dessas fontes utilizamos a análise de conteúdo. Concluímos que, Hygino Amanajás foi um sujeito influente em seu tempo, como pai de família, político, jornalista, funcionário público, educador e autor de livros didáticos. Personagem este que passa de pouco ou quase nada conhecido na história da educação paraense para intelectual orgânico e de relevância nos primeiros anos da República no Pará.</p> Benedita Luvinda da Silva Almeida, Karla Nazareth Corrêa de Almeida, Wilson da Costa Barroso, Iza Andrielle Batista Duarte Madeira Copyright (c) 2024 Benedita Luvinda da Silva Almeida, Karla Nazareth Corrêa de Almeida, Wilson da Costa Barroso, Iza Andrielle Batista Duarte Madeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/324 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/325 <p>Considerando as Leis 10.639/2003 e 11.645/2005, o presente trabalho apresenta as ações do Projeto de Iniciação à Docência (Prolicen), desenvolvido no campus Areia da Universidade Federal da Paraíba, com estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo é relatar as ações desenvolvidas no Prolicen, durante o ano de 2023, trazendo uma discussão sobre a importância dos estudos étnico-raciais e multiculturalidade associado à formação docente. Como atividades, destacamos a pesquisa bibliográfica exploratória nas Plataformas Google<em> Academic</em> e Capes, sobre as ações do ensino de biologia associados às leis supracitadas e as práticas antirracista; além de produção de artigos científicos, artigos para jornal <em>online</em>; e a elaboração de perfis biográficos. Demonstra-se a importâncias das ações desenvolvidas no Prolicen para a formação inicial do licenciando de maneira a contribuir com a formação crítica e cidadã para a construção de práticas antirracistas.</p> <p> </p> Aline Vitoria Alves Da Silva, Raiane dos Santos Silva, Emelyne Duarte Sales, Ana Cristina Silva Daxenberger Copyright (c) 2024 Aline Vitoria Alves Da Silva, Raiane Dos Santos Silva, Emelyne Duarte Sales, ANA CRISTINA SILVA DAXENBERGER https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/325 Mon, 29 Apr 2024 00:00:00 +0000