https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/issue/feedEnsaios Pedagógicos2024-08-30T13:04:29+00:00Profa. Dra. Edna Cristina do Pradoedna.prado@ufscar.brOpen Journal Systems<p>Ensaios pedagógicos tem como centralidade o esforço pela ampliação e difusão da produção do conhecimento científico como princípio educativo. Dois critérios centrais são indissociáveis nas produções a serem avalidas e validadas pelo periódico: a) qualidade, b) relevância. Da qualidade dos artigos, pois oriundos de instituições, estudantes e docentes, compreende-se que haverá significativo esforço da projeção dos saberes e fazeres científicos articulados ao panorama mundial. Da relevância, pela priorização das temáticas que transversalizam a educação brasileira e mundial, substancializada pelos olhares dos avaliadores designados para acompanhamento e seleção dos materiais submetidos.</p> <p>QUALIS [2021 - 2022]: <strong>B1 - Educação</strong> - Meio Termo</p>https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/305AS NEUROCIÊNCIAS E O PEDAGOGO: 2023-11-29T18:36:50+00:00Pauline Henriques Calabriapauline.calabria@gmail.comMárcia Finimundi Nóbilemarciafinimundi@gmail.com<p>Este estudo apresenta como ocorre o desenvolvimento do Sistema Nervoso desde a concepção, a interferência do meio neste desenvolvimento e de que forma as neurociências se relacionam com a prática docente na Educação Infantil. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa fundamentada sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento neurológico na criança intrauterina e na primeira infância, uma vez que esta corresponde a faixa etária da Educação Infantil, dados estes coletados através de revisão bibliográfica pautados em autores da área de Neurociências, além de legislação vigente, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Os dados apresentados indicam que a formação neurológica se inicia antes mesmo do nascimento da criança, bem como a formação das sinapses e ainda que, após o nascimento, a estrutura e as funções encefálicas são influenciadas pelo ambiente, reforçando a ideia de que a prática docente na Educação Infantil contribui de forma significativa para o neurodesenvolvimento</p>2024-08-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 1970 Pauline Henriques Calabria, Márcia Finimundi Nóbilehttps://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/319A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS2024-08-12T12:26:01+00:00Sandra Maria Leite Costasandracrato17@gmail.comANA CRISTINA SILVA DAXENBERGERana.daxenberger@gmail.com<p>Nas últimas décadas, a educação de surdos, no Brasil, tem sido uma discussão recorrente, principalmente a partir da implementação das políticas linguísticas. No entanto, ao se tratar da língua portuguesa, como segunda língua (L2), na modalidade escrita para esses sujeitos, existe uma lacuna. Isso ocorre porque não há uma formação inicial, nem continuada para os professores que ministram essa disciplina. O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a melhoria da prática docente a partir de estratégias que favoreçam o aluno surdo no desenvolvimento de suas competências de língua portuguesa (LP) como L2. A pesquisa é de caráter qualitativo com cunho bibliográfico e autoetnográfico. Os instrumentos usados foram distintos documentos e a escrita autoetnográfica. Verificou-se que apesar dos avanços no que diz respeito à educação formal de surdos, ainda há muito que se fazer, sobretudo, quando se trata da formação de professores de LP como L2 para surdos. </p>2024-08-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 1970 Sandra Maria Leite Costa, Ana Cristina Silva Daxenbergerhttps://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/323REVISITANDO A LUTA CURRICULAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA (1979-1999)2024-08-09T19:33:27+00:00Andrio Gatinhoandriogatinho@ufpa.brGenylton Odilon Rêgo da Rocha genylton@gmail.com<p class="TextoABNT">O artigo analisa as propostas legislativas que influenciaram na formatação da política da Lei 10.639/2003. A metodologia é baseada na análise documental de projetos de lei que circularam pelo Congresso Nacional ao longo de vinte anos. Os resultados principais indicam que as propostas dos movimentos negros circularam por diferentes grupos políticos e foram materializadas por parlamentares associados a luta antirracista no Brasil. Temas como história da África e história e cultura afro-brasileira não foram consensuais ao longo de um extenso debate que importa significativamente a história do currículo no Brasil. A institucionalização da temática foi um processo dinâmico, fruto do acúmulo histórico do desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais, sem que isso tenha sido marcado por contradições, tensões, acordos e concessões que foram operadas por diferentes agentes na elaboração desse referencial curricular.</p>2024-08-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 1970 Andrio Gatinho, Genylton Odilon Rêgo da Rocha https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/348PROJETOS DE VIDA DE ESTUDANTES APROVADOS E REPROVADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA2024-08-07T18:35:11+00:00Marcos da Silva Pachecomarcosbiologia@yahoo.com.brEdinete Maria Rosaedineter@gmail.comPaula Mello Pachecopaulampacheco@yahoo.com.br<p>A vivência escolar oportuniza aos estudantes uma série de experiências relativas à socialização, disciplina e conhecimento acadêmico, especialmente na adolescência quando os projetos de vida começam a ganhar mais consistência. Nesse estudo foi analisado de que forma a reprovação escolar impactou o estabelecimento de projetos de vida de adolescentes considerando a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano como forma de análise dos dados. Os maiores impactos relatados foram o atraso e a maior dificuldade para a realização dos projetos de vida. Mesmo vivenciando o atraso causado pela reprovação, os alunos ainda relataram planos de ingressar no Ensino Superior, seguir carreira militar ou se inserir imediatamente no mercado de trabalho, mostrando a constância de características biopsicossociais mesmo frente a um evento disruptivo como a reprovação escolar. Os alunos aprovados também mostraram interesse em ingressar na universidade, entretanto, suas escolhas eram menos ambiciosas uma vez que buscavam cursos menos concorridos.</p>2024-08-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 1970 Marcos da Silva Pacheco, Edinete Maria Rosa, Paula Mello Pachecohttps://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/347PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA COM BASE NAS ETNOMATEMÁTICAS DOS SERINGUEIROS AMAZÔNICOS2024-08-13T19:07:58+00:00Antônia Lília Soares Pereiraantonia.pereira@ifto.edu.brJosé Lauro Martins jlauro@mail.uft.edu.br<p>O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma proposta teórico-metodológica de <em>software</em> educacional de jogo digital para o ensino de Trigonometria pautado nos saberes das comunidades tradicionais de seringueiros amazônicos. Este artigo consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva que versa, por meio de um <em>design</em> de jogo digital, acerca da cultura dos seringueiros amazônicos, ancora-se no viés característico da Etnomatemática. Como resultados apresenta-se o <em>Game Design Document</em>, o planejamento e o plano pedagógico do jogo. Conclui-se que a proposta realizada nesta pesquisa pode ser utilizada universalmente, em ambientes educacionais, como metodologia de ensino e ferramenta para a aprendizagem de Matemática.</p> <p> </p>2024-08-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 1970 Antônia Lília Soares Pereira; José Lauro Martins https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/349DISCUSSÕES ACERCA DOS PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA2024-07-29T14:58:57+00:00Celsiane Guedes Diogo Lopescelsianegdlopes@gmail.comMaria Edith Romano Siemsedith.romano@ufrr.br<p>Este artigo apresenta pesquisa relativa à produção de conhecimentos em teses e dissertações com o foco na temática Professores com deficiência. Foram mapeados estudos disponibilizados no Catálogo do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sem definição de recorte temporal, onde foram encontradas um total 23 produções que passaram por análise nos seguintes indicadores: ano de publicação das produções, a localização geográfica, a natureza da instituição, o programa de mestrado dos pesquisadores, a condição dos professores com deficiência participantes da pesquisa, a perspectiva teórica das dissertações e os temas centrais das pesquisas. Propõe-se aprofundar o debate demostrando como a temática tem sido discutida pelos pesquisadores, evidenciando o protagonismo e empoderamento do Professor com deficiência a partir de uma perspectiva inclusiva e sob o paradigma do modelo social.</p> <p> </p>2024-08-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 1970 Celsiane Guedes Diogo Lopes, Maria Edith Romano Siemshttps://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/361A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: CONSIDERAÇÕES À LUZ DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES2024-08-07T18:37:31+00:00Regiane Isabel Elias Jorgeregianeelias.1978@gmail.com<p>Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática para evidenciar contribuições de pesquisas realizadas com o tema formação continuada e as representações sociais dos professores, para entendimento das influências dessas representações nas práticas docentes. Buscou-se por trabalhos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que apresentassem em seus títulos as expressões “formação docente” e “representações sociais”. A partir da análise dos textos, foi possível identificar, com base nas representações dos professores, a necessidade de uma formação continuada que valorize os saberes docentes construídos cotidianamente a partir de demandas reais da escola, os quais constituem repertórios valiosos para a implementação de programas de formação continuada mais eficazes.</p> <p> </p>2024-08-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 1970 Regiane Isabel Elias Jorge